terça-feira, 6 de janeiro de 2009

"Penso, logo Existo" ???

Bem, estava em casa pensando e resolvi escrever sobre esse pensamento. Muitos já devem ter ouvido a frase de René Descartes, “Penso, logo Existo”. Pra mim, há certa generalização por parte de René, veja bem, ele está certo ao dizer que tudo que pensa existe, mas nem todo ser existente, pensa.

O que estou tentando mostrar é que René não está totalmente errado, muito pelo contrário, a tese leva a um pensamento lógico e verídico, mas se visto ao "pé da letra", nas entrelinhas, no global ele se equivoca. Então, deu para entender meu ponto de vista? Partindo do pressuposto de que a frase “generaliza” de mais, entendo-a como mais uma questão a se pensar e questionar. Posso está errado, sem dúvida, mas ele poderia ter feito uma restrição na frase, afinal, pedra, lápis, roupas e muitos outros objetos, existem, mas não pensam. Creio eu.

Isaac Asimov brincou com isso em seu livro "Eu, Robô", onde um robô chega à conclusão de que é mais importante do que os seres humanos, simplesmente pelo fato de ele ter desenvolvido a capacidade de pensar e, consequentemente, existir. Jugando os humanos seres inexistentes, que tinham uma missão de um tal "mestre" e que depois sumiriam. E por quê? Porque pra eles - os robôs - não pensamos. Não existimos.

Se alguém discorda de mim – e acho que sim –, comente aqui, sua opinião é de suma importância. Até porque ele era e ainda é considerado um grande filósofo.

2 comentários:

Unknown disse...

"Tudo que pensa, existe. Mas nem tudo que existe, pensa"

Será?
posso está errado com o que penso, pois nem tudo que pensamos é real. Um ser pensa em "criar asas e sair voando", isso é real?
existe alguma possibilidade desse fato acontecer? Outro exemplo, eu estou pensando em transformar uma rã em uma princesa, só em contos de fadas...
creio que você poderia ter pensado nas duas formas do modo "pensar".

paullloaraujo disse...

Paulo Ricardo EI-21

"Penso logo existo". Acho este pensamento muito obviu. Provavelmente René quis mostrar um fato em que raras vezes paramos para analisar, que seria o fato da existencia, não só como corpo mas como mente também . Se prestarmos atenção perceberemos a logica da frase. Primeiramente ela esta direcionada a todos os seres pensantes.Segundo,é impossivel parar de pensar e ao mesmo tempo saber que você existe , pois o saber é justamente um fruto do pensamento.