terça-feira, 6 de janeiro de 2009

DATAMASKIN

O Datamaskin foi um evento de informática realizado pelo CEFET de Eunápolis, sob a organização dos professores e alunos da instituição, todos ligados à informática. Tivemos várias palestras, oficinas e minicursos. Visando a integração e abrangência do conhecimento na área.

Todos os eventos foram ministrados por professores locais, alunos e convidados pelo centro. Palestrantes como Eduardo Hiroshi Nakamura da Universidade de Lavras (UFLA), Glauber Rocha da Universidade São Paulo (USP), Prof. Dr. Paulo Eduardo Ambrósio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e muitos outros concretizaram o honroso trabalho. Dentre os minicursos tivemos Programação Java para Web e GIMP/INKSCAPE. Das oficinas tiveram destaque Gerência de Projetos, Segurança de Informações, Metareciclagem e muitos outros.

O ser humano vem “evoluindo” significativamente desde a Revolução Industrial, gerada na Inglaterra. Por conta de vários fatores – sociais, econômicos e históricos – viramos cúmplices e/ou apaixonados pela tecnologia. In-felizmente ela pode desfrutada de forma benéfica por todos, desde que se tem há consciência.

Muitos devem ter se perguntado o por que da escolha desse nome para o evento. Como a ideologia era justamente soluções tecnológicas, nada melhor do que se basear no próprio. Traduzindo o nome temos Data (Dados), Maskin (Máquina), máquina de dados, que é absolutamente pertinente ao assunto.

Sou estudante do Ensino Médio Integrado em Informática, sempre tive uma queda pra esse lado tecnológico. Na verdade, ao ingressar na instituição, achava que a informática se restringia ao simples Word, Exel, Power Point...

Com o passar do tempo vi que estava equivocado, e muito! Ao contrário do que imaginava, a informática é uma imensidão de tarefas, extremamente vasta, com grandes e pequenas áreas para atuação. O Datamaskin chegou pra reforçar ainda mais essa idéia e, consequentemente minha sede por esse mundo tecnológico.

Pra mim, foi um evento de suma importância tanto pra quem e gostava como pra quem ainda estava em dúvida do que queria. Considero a informática uma das maiores e melhores criações do homem. Por isso meu grande ídolo é e sempre será meu amigo Bill Gates. O “Pai do Computador”.

Espero que seja valorizado e que haja um enfoque maior nas próximas edições do Datamaskin. Tanto pelos servidores da própria instituição quanto por professores de outras áreas e ainda a comunidade em geral, não só de Eunápolis, mas de também de toda Região circunvizinha.

Meu sonho, que já estava à falência, voltou à ativa. A ânsia em descobrir sempre mais está à “flor da pele”! Correrei atrás até o último minuto a fim de aproveitar e repassar essa proeza que é – literalmente falando – a tecnologia.

Recomendo – aos que gostam – que vão a fundo na questão, pois é uma coisa que ao mesmo tempo pode ser divertida ou séria. Vamos fazer a “banda tocar” e prosseguir firme com esse grande e importantíssimo evento anualmente. Uma ação – de certa forma – de Inclusão Digital.

Acho que da mesma forma que me abriu os olhos pode, sem dúvida alguma, encontrar implícito por aí, muitos talentos e promessas futuras.

Nenhum comentário: