quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pra você, o que é SER humano?

Sugiro a música "Dia Especial", de Pouca vogal ao ler...

Há muito, pessoas foram ridicularizadas às mais bizarras situações às quais qualquer um de nós jamais imaginamos existir, nem mesmo acontecer conosco. Estou falando do Holocausto, a imolação de vidas! Pra mim, o evento mais assustador, desumano e tirano que já ouvi e li. Estou falando das deflagrações sofridas pela população judia no nazismo, liderado por adolf hitler (você deve está se perguntando por quê não escrevi o nome dele com iniciais maiúsculas. A resposta é simples: ele não foi Humando e sim, um animal).

O mote desse breve texto está no incrível livro
A menina que roubava livros, de Markus Zusak. Um livro real, claro e direto! Onde uma garotinha, filha de judeus, mas de pátria alemã, é adotada por uma família em Molching, onde se depara com conflituosas situações de etnia, ideologia, comportamentos e o mais marcante: o que fazia para poder ler.

Hoje (esse hoje pode ser entendido em qualquer momento da história, portanto hoje é 1940, é 2010, 2050 e enquanto houver rastro de vida nessa terra) há diferença? As pessoas se tratam como se a elite dominasse suas cabeças e aceitam.

O nazismo existe hoje sim, muito mais revigorante do que antes, camuflado na religião (respeito todas), na política, no capitalismo. Quando a mãe de um
play boy diz para não se misturar com o filho da empregada porque, além de ser NEGRO, é POBRE.

Pessoas foram arrastadas pela rua como inúteis sacos de lixo que já não valem para mais nada. O detalhe disso tudo é que, eles eram alemães! Tinham a mesma nacionalidade de seus agressores! Eram SERES HUMANOS! Pessoas, crianças que não viam - e com toda razão -, motivos para serem maltratados daquela maneira!

Recomendo a todos que leiam esse livro, se você nunca ouviu falar no
heil fuhrer - o que acho difícil -, pode, de forma sucinta, ficar por dentro do que foi essa repressão que dizimou grande parte dos Judeus. E se você já conhece, melhor! Leia e coloque mais um gomo nessa minha corrente.

E então, pra você, o que é SER humano? Pra mim, não é apenas ter carne e osso e raciocinar, e sim reconhecer que aquele homossexual, aquele católico, aquele mendigo, aquela prostituta, assim como você, "o perfeito", tem sentimentos o suficiente para adoecer, ansiar por comida, ter filhos e... SER humano e não serhumano.

Espero que leiam o livro e comprovem realmente que, quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.

9 comentários:

Unknown disse...

Eduardo, parabéns mesmo. Que mente brilhante a sua. Um texto maravilhoso. Continue assim.

Elias Ferreira dos Santos, Leandro Barreto, Raianne Baleeiro disse...

Eduardo, critica muito boa mesmo. Gostei muito do seu posicionamento a respeito do holocausto. Você também retrata do nazismo mascarado que perdura até nos dias atuais. E esse nazismo nao se enquadra apenas àqueles que se vestem de soldados, prontos para a guerra, mas da nata que detém a maior renda e que se acha superior à pessoa em que a vida, a sociedade não deu oportunidade de crescer, pois é excludente.
Desde ja, parabéns pela sua aprovação na UESc, pra mim a uesc nao foi dessa ve, segunda feira espero com toda alegria dizer pra vc que fui aprovado na unb. Torça por mim. Abraços!

Alvaro disse...

é, no dia em q todas as pessoas só pensarem em si mesmos não haverá mais humanidade...
Parabéns cara bom texto, conseguiu passar o q tinha a dizer. vou dar um jeito de ler esse livro...flw

Viviane Carvalho Lopes disse...

Eu gostei do texto e do livro! :) mas, acredito que existiram pessoas que sofreram muito mais na alemanha nazista do que Lisel ...

Os humanos me assombram'

bjO

Anônimo disse...

Edu,
Antes de mais nada parabéns pelo texto. Sei q não se escreve assim de uma única sentada, ou num único foco discursivo. Antes, é preciso pensar, elaborar, esboçar, e escolher entre as várias "pulgas que pulam à cabeça", para saber dentre elas quais as que melhor representam o que se quer, por fim, dizer. Penso que descreve bem o Holocausto que a obra literária retratou. Além disso, vc conseguiu transcender o livro, examinando outros pontos. É este o caso das variadas formas de segregação, que se encontra ainda hoje nas diversas sociedades, apontadas por vc. Entranto, penso que pode apontar/analisar os outros vieses do Holocausto que a literatura não abordou. É inacreditável, por exemplo, o fato de tais atrocidades não terem sido empedidas. O que explica essa omissão? Apenas para citar um exemplo, a poderosa Igreja Católica nada fez contra toda aquela violência à vida humana. E hoje se investe enquanto procuradora do "poder divino" para contestar as formas de anticonepção, sob o argumento de ser uma "ameaça à vida". Vide o Plano de Direitos Humanos do governo. Mas o que explica sua "astuta omissão" naquela e noutras tantas vezes em que a violência imperou na História? É muita cara de pau, né! E ainda tem gente q faz coro com a Igreja, mas paga pra que suas amantes façam abortos, ou compram, às escondidas, nas farmácias remédios para essa mesma prática... Seria cômico se não fosse trágico!
Enfim, penso q pode expandir suas idéias, ao se apropriar de outros elementos (históricos, políticos, ideológicos etc) que não foram apresentados no livro.

Abraços e parabéns.
Manú.

Anônimo disse...

Muito obrigado pelos comentários peesoal:

Barreto:
Valeu pelos votos, desejo a você tambem muita sorte.

Camila:
Muito obrigada meu amor, brigada mesmo! sei que posso contar com você!

Álvaro:
Agradeço a sinceridade Alvaro! Abraço.

Manoel:
Você como não é de se surpreender, fazendo sucesso! Cara, agradeço O (não um comentário) comnentário, muito rico e abrangedor! vou dar uma pesquisada no Plano de Direitos Humanos do governo. Abraço! Tudo de bom!

Anônimo disse...

Vivih:
e você é sempre essencial em meus textos, você sabe! Brigaduhhh!

Rosangela Fonseca disse...

Edu,
Parabaéns pelo texto, fico feliz ao te ver lendo e escrevendo com tamanha paixão, penso que nós SERES HUMANOS , não podemos nos calar realente dianate de tais atrocidades que ainda hoje acontecem sob os "olhos da democracia" podemos dizer também que a escravidaão negra aem nosso país e no mundo foi um grande holocausto que se es tendeu durante séculos, dai seria um ponto interessante pra você discutir também em seu texto ampliando assim o leque de discussões, outro ponto seria
as variadas formas de segregação, que se encontram ainda hoje nas diversas sociedades, mas gostei realmente do seu texto e ja etou empolgada para ler a obra que te inspirou a escrevê-lo.
Grande beijo te adimiro muito.

Rosangela Fonseca disse...

Edu, esse pseudonimo ai de Negracor apareceu pra min, não sei pq,kkk, não fui ei que colquei, mas tudo bem eu gostei, fui eu Rosângela que escrevi, e realmente gostei do texto ta, bjs